Portugal observa com o Telescópio Faulkes
O NUCLIO realizou uma sessão de apresentação do EU-HOU no dia 26 de Novembro, 2005. Professores interessados no projecto deslocaram-se ao Instituto Geográfico do Exército, onde decorreu o encontro. O final foi celebrado com a 1ª sessão de observação de Portugal com o Telescópio Faulkes, um telescópio óptico de 2m, localizado no Havai e operado remotamente.

No encontro no IGeoE, os professores tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor o conteúdo dos recursos que irão ser disponibilizados. Por exemplo, a Grécia preparou um exercício que permite aos alunos, numa hora de aula de Química do 10º ano, extrair espectros de uma imagem de um enxame de estrelas da Grande Nuvem de Magalhães, classificar as estrelas, e determinar a idade do enxame.
Por sua vez, a Polónia desenvolveu um exercício no qual os alunos constroem a curva de luz de uma cefêida realizando a fotometria da estrela em imagens reais, e determinam a distância à estrela. Da parte da Suécia, observações com o radiotelescópio permitem construir um mapa de hidrogénio da nossa galáxia, distinguindo-se claramente os braços espirais da Via Láctea. França propôs um exercício que copia o método pelo qual se detectam planetas extra-solares. E por aí fora, pois cada país é responsável por pelo menos um recurso.

De importância extrema são as ferramentas que serão disponibilizadas pelo EU-HOU: tempo de observação no Telescópio Faulkes, sistemas de webcam que permitem que os alunos realizem observações, tempo de observação com radiotelescópios, software de manuseamento de imagens astronómicas adequado ao nível escolar.
O EU-HOU pretende oferecer recursos adaptados para o currículo nacional de cada país, que qualquer professor possa facilmente incluir numa ou duas aulas do seu calendário escolar, de forma a introduzir um pouco de investigação científica no currículo da sala de aula. Mas o alcance deste projecto é muito maior: com as ferramentas disponibilizadas, alunos verdadeiramente motivados, com o apoio de professores entusiastas, podem empreender verdadeiros projectos de observação astronómica e consequente análise de dados.

O NUCLIO aproveitou o encontro para estrear as observações portuguesas com o Telescópio Faulkes, que é um telescópio óptico de 2m, localizado no Havai e operado remotamente. Dada a diferença horária, o telescópio pode ser utilizado de dia em Portugal (por exemplo, em plena aula!). O objectivo desta demonstração foi mostrar como é fácil realizar uma sessão se observação com este telescópio e como são incríveis as imagens que se obtêm.
